Início > Celebrações  > PGMS participa do evento “Mulheres Negras Movem o Mundo”

PGMS participa do evento “Mulheres Negras Movem o Mundo”

A Procuradoria Geral Município do Salvador (PGMS) participou, ontem (25), do evento que comemorou o Dia Municipal da Mulher Negra e o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura Municipal do Salvador, a partir do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), que homenageou as servidoras do Município.

Com o tema “Mulheres Negras Movem o Mundo”, a cerimônia aconteceu no Hotel Mercure, onde colaboradoras foram homenageadas e premiadas. Além de ser um momento de celebração, a ocasião também visou promover a conscientização sobre a importância da mulher negra na instituição. O evento contou com as presenças, na mesa, da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos; da secretária da Reparação, Ivete Sacramento; da coordenadoria de Ações Transversais, Oilda Ferreira; da secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo; e, como mestre de cerimônias, o subsecretário da Reparação, Jairo Carvalho.

A servidora da PGMS, Karol de Jesus, foi uma das homenageadas durante a ocasião. A participação do músico e ativista Tonho Matéria também foi destaque durante a celebração. A frase emblemática da pesquisadora e militante Ângela Davis, “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”, sintetiza perfeitamente a importância e o impacto desse dia de celebração e reconhecimento.

“Foi um momento para premiar e apresentar as mulheres negras e as tirar da invisibilidade”, comentou a secretária da Reparação, Ivete Sacramento. Como grandes homenageadas, a celebração teve a professora aposentada e conselheira municipal, Nilza; e a servidora municipal Carmen Flores, que fez um depoimento sobre a sua trajetória de 45 anos na rede.