Início > Consciência Negra  > 20 de novembro – Dia da Consciência Negra

20 de novembro – Dia da Consciência Negra

O 20 de novembro é uma referência para as ações afirmativas e dedica-se também à reflexão sobre os impactos do racismo no desenvolvimento do país e sobre a participação de negros e negras na sociedade. Também instituído por lei, 20 de novembro é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Data do falecimento do líder e ícone da resistência negra, Zumbi dos Palmares, inscrito no Livro dos Heróis da Pátria. A campanha integra as ações do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) que é implementado pela Prefeitura do Salvador (PMS), sob a coordenação da Secretaria da Reparação (SEMUR), para combater o racismo institucional e promover a igualdade racial em todos os órgãos e entidades da administração pública municipal. O referido Programa está incluído no Planejamento Estratégico da PMS e conta com um Comitê Técnico de Combate ao Racismo Institucional e também com Núcleos Internos do PCRI nos órgãos da PMS. Desde já agradecemos a parceria de sempre.