Início > IPTU  > Contribuintes antecipam pagamento da cota única do IPTU em Salvador

Contribuintes antecipam pagamento da cota única do IPTU em Salvador

Mesmo antes da data do vencimento da primeira cota, que acontece entre os dias 1 e 28 de fevereiro, mais de 11 mil contribuintes já haviam antecipado, até o último dia 18, o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única. Para o secretário municipal da Fazenda (Sefaz), Paulo Souto, o fato revela a atratividade dos descontos oferecidos pela Prefeitura para o pagamento em cota única, de 7% para o IPTU e 10% para a TRSD. Em ambiente econômico de inflação inferior a 4% e de baixa remuneração das aplicações financeiras, o desconto está atraindo contribuintes de todas as faixas de pagamento.

De acordo com o órgão, todos os carnês já foram emitidos aos contribuintes. O documento contém os boletos com os valores para o pagamento da cota única e, alternativamente, da primeira e segunda prestação a serem pagas nos meses de fevereiro e março. Caso algum contribuinte não tenha recebido os boletos pelos Correios, poderá ter acesso aos mesmos no site da Sefaz, imprimir ou realizar o pagamento via internet.

O IPTU é uma das receitas tributárias próprias do município. No ano passado, 47% da arrecadação do imposto foi aplicada em dois setores: educação e saúde. O restante foi destinado às áreas de assistência social, manutenção e construção de novas obras na cidade.

Para a Sefaz, a comprovação pelos cidadãos do que tem sido feito na cidade contribui muito positivamente para o pagamento do IPTU. A prática é reforçada ainda mais depois da decisão da Justiça, que confirmou a constitucionalidade do imposto com as modificações introduzidas em 2013 pela administração municipal.

Fonte: Secom