Início > Natal  > Prefeitura inaugura iluminação e decoração de Natal

Prefeitura inaugura iluminação e decoração de Natal

Salvador ganhou, oficialmente, o brilho das luzes do Natal nesta terça-feira (04). O prefeito ACM Neto lançou a nova iluminação, decoração e as novidades natalinas no Dique do Tororó e na Praça Dois de Julho, no Campo Grande, acompanhado do secretário municipal de Ordem Pública (Semop), Marcus Passos, e do diretor de Iluminação Pública, Júnior Magalhães, entre outras autoridades, ao som da música “Boas Festas”, tocada pela Banda da Guarda Civil Municipal (GCM).

No total, são mais de 4 milhões de microlâmpadas em LED, com investimento de R$4,5 milhões, além de uma decoração toda especial, valorizando os pontos turísticos da cidade, a exemplo do Elevador Lacerda e Farol da Barra. Entre as inovações está a projeção mapeada de imagens e vídeos na fachada do Farol da Barra e nas águas do Dique do Tororó, contando a história do Natal, um aplicativo de realidade aumentada, além da Vila do Natal montada no Campo Grande.

“Esse vai ser o Natal mais iluminado da história de Salvador, com muita alegria e brilho, tudo para nossa cidade ficar ainda mais bonita nesse fim de ano e, claro, preparando o clima para o começo de 2019. E o bacana é que essa iluminação está espalhada por toda a cidade, em várias avenidas e diversos bairros. É uma oportunidade de lazer para todas as famílias, de alegria”, afirmou o prefeito ACM Neto, ao lado das filhas Lívia e Marcela, que ficaram encantadas com a decoração natalina do Dique.

Já no Campo Grande, o prefeito e as filhas percorreram a Vila do Natal e assistiram à apresentação do coral da Escola Municipal de Paripe, que entoou canções natalinas para o público presente. Todos também tiveram a chance de receber as bênçãos do padre Luis Simões, da Paróquia da Vitória, que levou mensagens de paz e comunhão para essa época do ano, em que é lembrado e comemorado o nascimento de Cristo. Na ocasião, o prefeito pediu a todos que zelem pela iluminação e decoração da cidade.

Morador do Imbuí, o tecnólogo Marcos Vinícius Leite, 50 anos, a esposa Ana Paula Ribeiro, de 39, e a filha Maria Clara, de 10, foram conhecer a nova decoração de Natal e ficaram encantados com o brilho e a beleza do que viram. “A iluminação está magnífica, algo realmente diferente do que já foi visto, com muita inovação. O Dique ficou fantástico e a projeção mapeada é algo inusitado para a cidade de Salvador. Isso inspira até os turistas, que vão querer conhecer nosso Natal. Está muito bom”, avaliou Marcos, enquanto a pequena se deslumbrava com a árvore natalina no Campo Grande.

Aplicativo – Em tempos de redes sociais, o aplicativo Natal Salvador é um dos atrativos para o público. Simples e fácil, o download está disponível nas plataformas Play Store e na Apple Store – é só buscar pelo nome do aplicativo. Uma vez instalado no celular, é só apontar o aparelho para um totem e então visualizar uma animação em 3D com o tema natalino. O usuário tem a possibilidade de criar seu próprio cartão personalizado. São 25 totens espalhados pela cidade. O aplicativo possibilita ainda a interação através de fotos e vídeos para compartilhamento nas redes sociais.

A proposta é que a ferramenta proporcione a sensação de realidade aumentada. O aplicativo foi desenvolvido pela Prefeitura em parceira com a empresa paulista RD3 Marketing Digital. Idealizador do aplicativo, o design, engenheiro de computação e diretor da empresa RD3, Raphael Magri, atesta que o público vai gostar da experiência. “É muito simples. Após as pessoas baixarem o aplicativo, é só apontar e então aparece a interação em 3D, que possibilita tirar foto e fazer as brincadeiras nas redes”, explica.

São quatro totens na praça do Campo Grande; dois no Farol da Barra; um no Elevador Lacerda; dois no Dique do Tororó; dois na Estação da Lapa; um no Largo da Mariquita (Rio Vermelho); um no Cristo (Barra); um na Praça Municipal (Centro); um na Praça do Panteão (Pirajá); um na Praça Irmã Dulce (Roma); um na rotatória de Paripe; um no Largo do Tanque (São Caetano); um no Canteiro Central do Imbuí; um na Praça Baixinha do Santo Antônio (São Gonçalo); um na Praça Ana Lucia Magalhães (Pituba); um na rotatória principal de Fazenda Grande III; um na rotatória de São Marcos; um na Praça Nossa Senhora da Luz (Pituba); um na Praça Miriam Fraga (Itaigara).

Fonte: Secom/PMS

Tag: