Início > Inovação  > Hub Salvador firma parceria com Agência Uruguaia

Hub Salvador firma parceria com Agência Uruguaia


O Hub Salvador, espaço que estimula o desenvolvimento de empresas jovens com modelos de negócios inovadores, repetíveis e escaláveis (startups), firmou parceria com a Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII), sediada no Uruguai. Esse acordo visa internacionalizar as startups alocadas na estrutura em Salvador e promover o intercâmbio das empresas nos dois países. Nesta quinta-feira (29), representantes do consórcio, que fazem a gestão do Hub, vão apresentar o modelo soteropolitano às autoridades uruguaias.

Com essa troca de experiência, o Hub Salvador, que faz parte do programa Salvador 360, eixo Cidade Inteligente, fortalece a oferta de um ambiente que permite a inovação, conexão, empreendedorismo e o crescimento de startups da Bahia e de todo o mundo. “Estamos muito contentes com os resultados do Hub. A concretização dessa parceria internacional mostra que o Hub Salvador está no caminho certo: ganhando o mundo, trazendo visibilidade e potencializando a viabilidade das startups baianas”, comemora o diretor de Parcerias Público Privadas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Gustavo Menezes. Segundo o CEO do Hub Salvador, Moacy Veiga, essa parceria é apenas o começo. “Já temos propostas em Portugal e também estamos conversando com a Suíça”.

O Hub Salvador é o primeiro hub de inovação e tecnologia público privado do Brasil e funciona no Terminal Marítimo, no Comércio. Atualmente, 60 empresas de diversos segmentos como publicidade, marketing, educação, saúde, energia, imobiliário, entre outros, estão alocadas no espaço. De acordo com o secretário da Sedur, Sérgio Guanabara, a parceria com a agência do Uruguai pode trazer muitos benefícios para Salvador. “A troca de conhecimento pode permitir a elaboração de soluções para os problemas no serviço público, contribuindo de forma decisiva no desenvolvimento da capital baiana”.

Para participar – As startups que desejam se instalar no local precisam da aprovação da curadoria interna e (ou) a seleção por editais ou concursos de ideias, também chamados de “pitchs”. Essas oportunidades são promovidas pelo Hub Salvador, pela Prefeitura Municipal (como o “Pitch Salvador”) e instituições parceiras, como o Hubine e Senai Cimatec, aceleradora do Banco do Nordeste (BNB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) respectivamente.

As empresas interessadas podem acompanhar a promoção de cursos e editais do Hub Salvador através do site www.hubsalvador.com.br, pelo instagram @hubsalvador, pelo email ola@hubsalvador.com.br ou diretamente no local.

 

Fonte: SEDUR