Início > Consciência Negra  > Caminhada de escolas municipais da Liberdade marca Mês da Consciência Negra

Caminhada de escolas municipais da Liberdade marca Mês da Consciência Negra

A Secretaria Municipal da Educação (Smed), através da Gerência Regional da Educação (GRE) Liberdade/Cidade Baixa, realiza nesta sexta-feira (22), a partir das 9h, a II Caminhada das Escolas Municipais do Polo Liberdade. A estimativa é de 350 participantes, que farão o percurso do Plano Inclinado Liberdade até o Largo da Soledade.

De acordo com Ivone Portela, gerente regional, o evento marca a culminância das atividades desenvolvidas nas escolas sob a temática étnico-racial. “Esse trabalho teve como objetivo implementar uma educação para as relações, pautada no combate ao racismo, ao preconceito, resgate da cultura afro-brasileira e indígena, no reconhecimento e valorização da diversidade, bem como, a celebração das conquistas do povo negro”, explica.
Participam da caminhada alunos, professores, gestores e funcionários das escolas municipais, além da presença da Fanfarra da Escola Municipal Helena Magalhães, da GRE São Caetano, do Bloco Muzenza, do Grupo Trilevada e toda a equipe do Programa Agente da Educação.

Os alunos da Escola Municipal Cardeal da Silva homenagearão atletas negros que se destacam na nossa história, dentre eles Pelé, João do Pulo, Adhemar Ferreira da Silva, a ginasta Daiane dos Santos, as judocas Rafaela Silva e Ketleyn Quadros. Também representarão inventores e cientistas negros, além de homenagearem o legado artístico-musical do Bloco Ilê Aiyê, oriundo do bairro do Curuzu, e dos cantores baianos Dorival Caymmi e Edson Gomes.

A Escola Municipal Zacarias Boa Morte fará apresentação de movimentos corporais, lembrando manifestações de resistência marcantes do povo negro. A Escola Municipal Josafá Carlos Borges homenageará várias personalidades negras ancestrais e contemporâneas, que são exemplo de vida e luta do povo negro e que nos servem de inspiração.

O Projeto Afrovila, da Escola Municipal Vila Vicentina, também estará presente. Este projeto tem por objetivo trabalhar a identidade dos alunos visando valorizar as origens afrodescendentes e indígenas dos mesmos. Participam também as escolas Adalgisa Sousa Pinto, Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, Gisélia Palma, Pirajá da Silva,

“A energia e envolvimento dos nossos alunos vão proporcionar uma encontro cheio de harmonia, alegria, musicalidade e cultura por todo o percurso dos bairros da Liberdade, Lapinha e Soledade”, diz Portela. Ela destaca que o evento conta com o apoio da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar, Conselho Tutelar IV, CREAS, CRAS, Prefeitura Bairro da Liberdade São Caetano, Guarda Municipal, Transalvador e do Conselho Municipal das Comunidades Negras, Semur.

Fonte: Secom/PMS