Início > Direitos Humanos  > Servidores da PGMS participam de capacitação sobre Diretos Humanos e Diversidade Étnico-Racial

Diretos Humanos e Diversidade Étnico-Racial: conhecer para enfrentar o Racismo Institucional foi o tema da roda de conversa, na última sexta-feira (07), que foi conduzida pelos convidados, o Procurador do Município do Salvador, Dr. Felipe Santiago, a Coordenadora da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), Drª Oilda Rejane e a Profª Drª de Direito Internacional Juliette Robichez. A roda de conversa foi promovida pela Procuradoria Geral do Município do Salvador (PGMS) atendendo ao Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), instituído pela Prefeitura de Salvador.

Servidores, colaboradores e estagiários da Procuradoria Geral do Município do Salvador receberam uma aula de capacitação por meio da roda de conversa. A abertura da atividade se deu com a fala da Drª Oilda Rejane, que abordou a importância de estar sempre capacitando os jovens e funcionários no que tange ao racismo institucional e sustentou a necessidade de entender e conhecer o problema, para que todos estejam atentos para enfrentar qualquer forma de discriminação.

No decorrer da atividade a Profª Drª Juliette Robichez, natural da França, trouxe um pouco da parte teórica sobre os Direitos Humanos e fez algumas comparações entre Brasil e seu país de origem.

Todos puderam compartilhar suas vivências e experiências, além de terem citado alguns filmes e documentários como exemplos acerca da temática.

Ao final da atividade, o Procurador do Município Dr. Felipe Santiago e Dra. Oilda Rejane trouxeram como exemplo e para reflexão dos presentes a frase tema do PCRI, que é de Nelson Mandela.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”.