Início > Saúde  > Dia D de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Dia D de combate ao mosquito Aedes Aegypti


A iniciativa consiste em ações integradas e simultâneas em todo o país para conscientizar a população sobre a importância de combater o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya

Nesta sexta-feira (30), das 08h às 14h, a Prefeitura de Salvador promove o Dia D de combate ao Aedes em toda cidade. A estratégia que acontece em todo o país e faz parte das ações do projeto “O perigo é para todos. O combate também. Faça sua parte. Com ações simples podemos combater o mosquito”, tem o objetivo de mobilizar a população no enfrentamento dos focos do inseto que transmite a dengue, a chinkungunya e o zika vírus.

Durante a ação, mais de 1.500 mil agentes de combate às endemias realizarão trabalho de contingência como inspeções em escolas, unidades de saúde, Estação do Metro (Acesso Norte e Brotas), hospitais públicos e privados, praças, terreiros de candomblés e terrenos que apresentam maior vulnerabilidade para infestação do mosquito. Os profissionais de saúde também prestarão orientações em pontos turísticos da capital, além de palestras educativas em diversas instituições de ensino no município.

O encerramento da semana de mobilização acontecerá na Escola Municipal Dalva Matos – localizada na Rua Aterro do Joanes, s/n – Prainha do Lobato, às 9h, no bairro do Lobato. O local foi escolhido devido ao estado de risco constatado no último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) na região do Subúrbio Ferroviário.

Na ocasião, os alunos da instituição e população local poderá assistir gratuitamente a apresentação teatral “Entrevista com o mosquito”, que abordará de forma dinâmica a prevenção e controle do vetor. Na mesma comunidade, haverá uma exposição de stands e um abraço coletivo em volta Praça Dalva Matos.

Arboviroses – Apesar da redução do indicador, Salvador permanece em estado de alerta para ocorrência de uma epidemia de dengue, zika vírus e chikungunya. De janeiro a outubro, a capital baiana registrou 1.310 casos prováveis de dengue, sendo 41 confirmados. Foram notificados ainda, 82 casos de Chikungunya e 75 de Zika, com confirmação de 11 e 18 casos, respectivamente.

Fonte: SMS