Início > Capacitação  > Representatividade é tema de roda de conversa para servidores e colaboradores da PGMS

Negros e Negras em Salvador: #RepresentatividadeImporta, foi o tema de uma roda de conversa realizada através do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) por meio da parceria entre a Procuradoria Geral do Município do Salvador (PGMS) e a Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR). A ação ocorreu na última quinta-feira, (05), e recebeu a historiadora e servidora da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Cléo Ramos, a coordenadora da SEMUR e do PCRI, Oilda Rejane e os Procuradores do Município Felipe Santiago e Lilian Azevedo.

A atividade teve o intuito de proporcionar uma tarde de compartilhamento de conhecimento entre os servidores, colaboradores, estagiários e os palestrantes. Segundo o colaborador Iago Moreira, esse tipo de ação “é importante para transformar a cabeça das pessoas sobre questões de racismo institucional”, disse.

Para ilustrar a sua fala, a Drª Lilian Azevedo trouxe algumas bonecas de diferentes cores para representar a diversidade e enfatizou que “representatividade é importante, mas o mais importante que a gente deve ter é o respeito. Cada um tem algo a contribuir, como servidores e colaboradores que somos, temos algo a construir neste ambiente de trabalho dia a dia”, disse a Procuradora.

Cléo Ramos trouxe para a roda questões de suicídio da população negra, da representatividade dos profissionais da saúde, além da importância da autodeclaração no ato do atendimento do serviço público hospitalar. “É de grande importância trazer um debate como esse para o espaço da Procuradoria, para que as pessoas possam desconstruir seus conceitos e compreender como o racismo institucional opera na estrutura da sociedade. É um momento histórico, principalmente por ter a participação da juventude”, disse a historiadora.